Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Realiza-se hoje o funeral de Stephen Hawking

É a derradeira despedida ao físico britânico Stephen Hawking.

Realiza-se hoje o funeral de Stephen Hawking
Notícias ao Minuto

10:33 - 31/03/18 por Melissa Lopes

Mundo Despedida

O funeral do cientista Stephen Hawking acontece este sábado na igreja da universidade de Cambridge, duas semanas após a sua morte, faz referência a imprensa britânica. 

A data da realização da cerimónia fúnebre já havia sido avançada pelos filhos ( Lucy, Robert e Tim) no passado dia 20. A cerimónia vai ter lugar este sábado, na igreja da universidade britânica, pelas 14 horas, a mesma hora em Portugal.

Os restos mortais de Hawking serão enterrados na Abadia de Westminster, perto de Isaac Newton. 

Apesar de esta ser uma cerimónia privada, é de esperar que multidões se reúnam fora da igreja para assistir à chegada do cortejo fúnebre.

Hawking, recorde-se, morreu no passado dia 14 durante o sono.  Foi um dos cientistas com maior destaque desde o físico alemão Albert Einstein. A sua obra 'Uma Breve História do Tempo' é um dos livros mais vendidos no mundo.

Apesar de sofrer de esclerose lateral amiotrófica desde os 21 anos, Hawking surpreendeu os médicos ao viver mais de 50 anos com esta doença fatal, caracterizada pela degeneração dos neurónios motores, as células do sistema nervoso central que controlam os movimentos voluntários dos músculos.

Em 1985, uma grave pneumonia deixou-o a respirar por um tubo, forçando-o, desde então, a comunicar através de um sintetizador de voz eletrónico.

Mas Hawking continuou a desenvolver as suas pesquisas na área da ciência, a aparecer na televisão e casou pela segunda vez.

Professor de matemática na universidade de Cambridge, Hawking fez parte de uma das mais importantes pesquisas no ramo da física, sobre a 'Teoria de Tudo'.

Aquela teoria resolveria as contradições entre a teoria geral da relatividade de Einstein, que descreve as leis da gravidade que determinam o movimento de corpos como planetas, e a teoria da mecânica quântica, que lida com partículas subatómicas.

Para Hawking, aquela pesquisa era uma missão quase divina, pois dizia que encontrar a 'Teoria do Tudo' permitiria à humanidade "conhecer a mente de Deus".

Anos mais tarde, contudo, Hawking admitiu que aquela teoria talvez não exista. Num outro livro, 'O Universo Numa Casca de Noz', explica conceitos como a super gravitação, singularidade nua e a possibilidade de um universo com 11 dimensões.

A combinação entre a sua obra e o facto de permanecer quase totalmente incapacitado - no final podia apenas contrair alguns músculos da cara - fez com que se tornasse um dos cientistas mais conhecidos do mundo. Publicado em 2014, o filme 'The Theory of Everything' ('A Teoria de Tudo'), retrata a sua vida e carreira académica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório