Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Atirador da Flórida recebe dezenas de cartas, com fotos, ofertas e apoio

Nikolas Cruz, de 19 anos, já recebeu quase 200 cartas. Algumas incluem imagens sugestivas.

Atirador da Flórida recebe dezenas de cartas, com fotos, ofertas e apoio
Notícias ao Minuto

19:55 - 30/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Nikolas Cruz, o jovem de 19 anos de idade que entrou numa escola da Flórida e matou 17 pessoas, a maioria ex-colegas, tem recebido na prisão, onde está desde 14 de fevereiro, correspondência de vários locais dos Estados Unidos e até da Europa, escreve a CNN.

A estação norte-americana, que cita informações divulgadas pelas autoridades, indica que o detido recebe cartas escritas à mão e a computador, cartões com desenhos, imagens com cariz sexual e até fotografias de adolescentes em roupa interior.

A maior parte desta correspondência que Nikolas vai recebendo na cadeia – e são já quase duas centenas de cartas – mostra apoio pelo atirador, que entrou no liceu Marjory Stoneman Douglas, em Parkland, com uma arma de assalto e atirou sobre alunos e docentes.

A CNN teve acesso a algumas fotocópias de correspondência, que pode ver na imagem abaixo, mas só pode publicar excertos. “Tenho pena por ti, os meios de comunicação social mostraram-te sem terem em conta o que passaste ao longo dos anos”, escreveu-lhe uma estudante alemã de 20 anos de idade, que disse que queria ser amiga de Cruz.

Notícias ao MinutoAtirador já recebeu quase 200 cartas, desde fevereiro.© Reprodução CNN

Uma outra jovem, de 19 anos, natural da Flórida, onde decorreu o tiroteio, enviou-lhe duas fotografias dela e perguntou-lhe se podiam ser amigos por correspondência. “Diz-me como estás”, pediu. As imagens sugestivas, porém, não são apenas de adolescentes, há fotografias de mulheres mais velhas em poses sensuais.

O defensor público destacado para o caso de Nikolas Cruz, Howard Finkelstein, afirmou que nunca testemunhou este nível de interesse por um acusado, existindo pessoas que até se ofereceram para lhe pagar despesas. "Nem de perto nem de longe", desabafou.

Finkelstein explicou à CNN que algumas pessoas pensam que podem ajudar “uma pobre alma” e outras “são atraídas pelo perigo” por elas próprias terem “crescido no seio de violência”.

Os ‘fãs’ de Nikolas, no entanto, ficarão desapontados por saber que este só recebe o que as autoridades permitem que ele veja e Finkelstein revelou que só lhe fala sobre cartas com conteúdo espiritual. Cruz, explica o advogado, não pode receber cartas enquanto estiver a ser vigiado por ser um potencial suicida e não garante que as receba mesmo depois disso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório