Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Rude? Não, sou apenas francês, diz empregado despedido de restaurante

Caso aconteceu no Canadá e vai a tribunal: empregado considera que despedimento foi por "discriminação" à sua cultura.

Rude? Não, sou apenas francês, diz empregado despedido de restaurante
Notícias ao Minuto

10:44 - 27/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Canadá

Guillaume Rey era funcionário de um restaurante em Vancouver, no Canadá, e acabou despedido pelo seu comportamento, considerado "agressivo" para com os colegas por parte do empregador. Guillaume, porém, defende-se. 

Considera Guillaume que foi despedido não pelo seu profissionalismo, mas porque a sua cultura francesa foi alvo de "discriminação". E este é o argumento que apresentou para levar a tribunal o antigo patrão, dá conta a Sky News.

Para Guillaume, o seu despedimento deveu-se ao facto de ser "mais direto e expressivo", algo que resultaria precisamente da sua cultura francesa. 

Terão existido divergências com colegas antes. Mas o despedimento de Guillaume deu-se concretamente em agosto de 2016, após ter pedido a um colega para terminar as suas tarefas.

Guillaume diz ter sido cortês. Na versão do responsável pelo restaurante, o colega de Guillaume surgiu no seu escritório já 'à beira das lágrimas após Guillaume se ter dirigido a ele de forma "agressiva".

O caso é agora notícia por o tribunal de Direitos Humanos da Colúmbia Britânica ter dado 'luz verde' ao pedido de audição do empregado francês. Já o pedido do restaurante para arquivar o caso foi recusado.

Uma juíza daquele tribunal realçou que o facto de que Guillaume ir ser ouvido e de o pedido do restaurante ter sido recusado não ser um indicador do resultado do julgamento.

Guillaume, acrescentou, citada pela mesma cadeia britânica, "terá de explicar o que é que na sua herança francesa poderia resultar num comportamento que pudesse ser mal interpretado como uma violação da conduta aceitável num local de trabalho". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório