Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nova Zelândia diz que expulsava espiões russos…se houvesse algum no país

Mais de 100 diplomatas russos receberam ordem de expulsão de países ocidentais. Nova Zelândia manifestava solidariedade, mas diz que não existem espiões russos no país.

Nova Zelândia diz que expulsava espiões russos…se houvesse algum no país
Notícias ao Minuto

08:30 - 27/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Jacinda Ardern

A passada segunda-feira ficou marcada pelo anúncio da ordem de expulsão de mais de 100 diplomatas russos de vários países ocidentais, entre eles Estados Unidos, Alemanha, França, Polónia, Austrália, entre muitos outros.

Em causa, recorde-se, está a crise diplomática causada pelo envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal com um gás neurotóxico a 4 de março em Salisbury, no sul de Inglaterra.

Desde então, a troca de acusações entre a Rússia e o Ocidente tem sido constante, num ambiente que faz lembrar os tempos da Guerra Fria. A resposta de vários países ocidentais, na segunda-feira, foi assertiva. Mas há também quem esteja disponível para seguir o exemplo dos cerca de 20 países, mas não o possa fazer pelo facto de não ter nenhum espião no país.

É o caso da Nova Zelândia. A primeira-ministra, Jacinda Ardern, e o ministro dos negócios estrangeiros, Winston Peters, citados pelo The Guardian, demonstraram a sua solidariedade com o Reino Unido e disseram que só não expulsam nenhum espião russo do país porque não encontraram nenhum que se enquadre no perfil.

“Enquanto outros países anunciaram que vão expulsar agentes de inteligência russos não declaradas, as autoridades avisaram que não existem, na Nova Zelândia, indivíduos que encaixem neste perfil. Se houvesse, também tomaríamos uma ação”, disse Jacinda Ardern.

“Continuamos firmes com os nossos parceiros internacionais nesta nossa preocupação comum relativamente ao ataque com gás nervoso em Salisbury”, acrescentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório