Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Veterano de guerra dos EUA deportado já está no México

"Apesar de estar em liberdade, não há muita alegria em estar em liberdade", admitiu já em solo mexicano.

Veterano de guerra dos EUA deportado já está no México
Notícias ao Minuto

09:38 - 27/03/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Miguel Pérez Jr.

Miguel Pérez Jr., veterano de guerra das forças armadas norte-americanas, ja se encontra no México depois de ter sido deportado.

O militar condecorado tinha residência permanente nos Estados Unidos, mas foi deportado depois de ter cumprido uma pena de sete anos numa prisão estadual num caso de tráfico de drogas. A condenação levou a que o seu processo para ter cidadania norte-americana, que estava a decorrer, fosse cancelado.

Miguel Pérez Jr. cumpriu duas missões em teatro de guerra no Afeganistão, ao serviço dos Estados Unidos.

Ativistas denunciaram na semana passada que o anúncio de deportação do veterano de guerra surgiu sem possibilidade de Pérez se despedir da sua família, sem dinheiro e "com a roupa que tinha no corpo".

Já em território mexicano, Pérez, de 39 anos, revelou estar bem fisicamente mas admitiu sentir-se "muito confuso", como dá conta a CNN.

O militar em causa contou que foi levado pela ICE - agência que tem estado responsável pela detenção de imigrantes - para Brownsville, no Texas, próximo da fronteira com o México. Pérez conta que chegou a um local que "parecia um escritório".Pouco depois, "não sabia que já estava na ponte para passar para o outro lado [da fronteira".

Ativistas, familiares do veterano, o advogado e a senadora Tammy Duckworth, do Illinois, defenderam que o serviço prestado aos Estados Unidos deveria ter garantido a Pérez o direito de ficar no país e receber apoio psicológico. O militar argumenta que as missões no Afeganistão o deixaram a sofrer com stress pós-traumático.

Pérez tinha chegado legalmente ao país quando tinha oito anos de idade, após o pai, jogador de futebol semi-profissional, ter aceitado uma proposta de emprego.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório