Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Depois de 21 anos no FBI, foi despedido a um dia da reforma. Reagiu agora

Andrew McCabe, antigo número dois do FBI, admite, num artigo para o The Washington Post, que "nem nos piores pesadelos" contava ser despedido como foi.

Depois de 21 anos no FBI, foi despedido a um dia da reforma. Reagiu agora
Notícias ao Minuto

08:59 - 26/03/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Andrew McCabe

Nas semanas mais recentes, já se começava a antever o desfecho. E na sexta-feira confirmou-se mesmo: após 21 anos de serviço, Andrew McCabe, número dois do FBI, foi despedido. Estava a um dia de reformar-se.

Foi o procurador-geral dos Estados Unidos da América, Jeff Sessions, quem demitiu Andrew McCabe no passado dia 17 de março, numa decisão com impacto direto na pensão do antigo dirigente do FBI.

Num comunicado citado pela agência EFE, de que a agência Lusa deu conta, Jeff Sessions esclarece que uma investigação interna da polícia federal norte-americana e do Departamento de Justiça concluiu que McCabe deu informações, de forma não autorizada, a meios de comunicação social e não foi franco, mesmo sob juramento, em múltiplas ocasiões.

Conta McCabe, no artigo que assina para o The Washington Post, que passou o dia 16 de março, o dia antes de saber do seu despedimento, em família.

O dia, recorda, era o mesmo em que ia saber se tinha direito à "merecida" pensão e se iam por fim à entidade que "amava" e que chegou mesmo a liderar de forma interina, quando James Comey, antigo diretor do FBI, saiu.

"Apesar de toda a preparação para o pior cenário possível", recorda, não deixou de se "sentir desorientado" e com náuseas.Perto das dez da noite, soube por uma amiga que tinha sido despedido. A amiga tinha visto a notícia na CNN e foi ela quem leu o comunicado de Jeff Sessions sobre o despedimento.

McCabe, que nega alguma vez ter prejudicado investigações, diz mesmo que "nem nos piores pesadelos" imaginava ver a sua carreira a terminar como terminou. Ainda para mais, no dia seguinte o seu despedimento ainda foi alvo de celebração por parte de Donald Trump, com o presidente dos Estados Unidos a dizer o despedimento do antigo número dois do FBI representava "um grande dia".

Apesar de toda a situação, Andrew McCabe termina o texto sobre a sua ligação e afastamento do FBI desta forma: "É o melhor trabalho que poderias ter. Mesmo que um presidente decida atacar-te a ti e à tua família, Mesmo que sejas despedido uma sexta-feira à noite, a um dia da tua reforma".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório