Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Carles Puigdemont vai ser ouvido por um juiz alemão na segunda-feira

O ex-presidente do governo regional da Catalunha foi este domingo detido pelas autoridades alemãs, quando passou a fronteira deste país. Esta segunda-feira poderá ser decidido se o líder independentista aguardará a resolução do seu processo na prisão ou em liberdade.

Carles Puigdemont vai ser ouvido por um juiz alemão na segunda-feira
Notícias ao Minuto

16:59 - 25/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Alemanha

Carles Puigdemont vai comparecer na segunda-feira, 26 de março, perante um juiz alemão, depois de ser detido pelas autoridades daquele país este domingo, pouco depois de ultrapassar a fronteira da Dinamarca para o estado de Schleswig-Holstein.

A informação é avançada pelo El Mundo, que acrescenta que será também amanhã, na presença do juiz, que será iniciado o processo de extradição para Espanha.

Este processo, refere a mesma publicação, poderá demorar até 60 dias, período em que Puigdemont poderá aguardar detido ou em liberdade, sendo essa decisão tomada na segunda-feira pelo tribunal alemão.

Recorde-se que ex-líder da Generalitat foi levado para uma prisão próxima da cidade de Neumüenster, no estado alemão de Schleswig-Holstein, onde passará esta noite.

Puigdemont estava refugiado há alguns meses na Bélgica mas deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferência, uma deslocação destinada a internacionalizar o processo independentista da Catalunha.

Na sexta-feira, no entanto, o Supremo Tribunal espanhol emitiu um mandado de detenção europeu e internacional contra o líder independentista e cinco outros dirigentes catalães. Puigdemont estaria a tentar sair do país, de carro, para chegar à Bélgica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório