Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Carles Puigdemont já foi levado para uma prisão alemã

A imprensa alemã indica que o ex-presidente da Generalitat, que foi hoje detido junto à fronteira da Dinamarca, já ingressou numa prisão da cidade de Neumüenster.

Notícias ao Minuto

16:15 - 25/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Ex-líder catalão

Carles Puigdemont, ex-presidente do governo regional da Catalunha, poderá já estar numa prisão alemã. De acordo com a agência de notícia DPA, o independentista já foi levado para uma prisão próxima da cidade de Neumüenster, no estado alemão de Schleswig-Holstein.

As imagens acima, captadas pela Reuters, mostrarão a carrinha que transporta o ex-presidente catalão para o estabelecimento prisional.

O editor de Internacional do alemão Der Spiegel faz a mesma afirmação através da sua conta de Twitter:

Recorde-se que Puigdemont foi detido este domingo pelas autoridades alemãs pouco depois de ultrapassar a fronteira da Dinamarca para a Alemanha, já no estado de Schleswig-Holstein.

Uma detenção que terá sido facilitada pelos serviços secretos espanhóis, que alertaram as autoridades alemãs sobre a possibilidade de Puigdemont passar naquele país, segundo denuncia a imprensa espanhola.

Carles Puigdemont estava refugiado há alguns meses na Bélgica mas deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferência, uma deslocação destinada a internacionalizar o processo independentista da Catalunha.

Na sexta-feira, no entanto, o Supremo Tribunal espanhol emitiu um mandado de detenção europeu e internacional contra o líder independentista e cinco outros dirigentes catalães. Puigdemont estaria a tentar sair do país, de carro, para chegar à Bélgica.

A detenção pelas autoridades alemãs poderá complicar o caso do ex-presidente catalão, uma vez que, ao contrário do que acontecia na Bélgica, o Código Penal alemão prevê penas que vão de dez anos a prisão perpétua para crimes similares aos que são imputados em Espanha a Puigdemont.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório