Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Puigdemont poderá ser detido pela polícia mas não é certo o seu paradeiro

Supremo Tribunal espanhol voltou a emitir mandado de detenção europeu e internacional pelo ex-líder da Generalitat.

Puigdemont poderá ser detido pela polícia mas não é certo o seu paradeiro
Notícias ao Minuto

20:20 - 24/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Bélgica

As autoridades belgas terão ordenado a detenção de Carles Puigdemont, antigo líder da Catalunha, depois de ser emitido um novo mandado de detenção contra o ex-presidente catalão, enquanto este se deslocou à Finlândia para uma conferência. A informação é avançada pelo espanhol OK Diário, que acresce que as autoridades desconhecem, porém, o paradeiro do independentista foragido da justiça espanhola.

Puigdemont, recorde-se, está refugiado há alguns meses na Bélgica mas deslocou-se nos últimos dias a Helsínquia para dar uma conferência, uma deslocação destinada a internacionalizar o processo independentista da Catalunha.

Na sexta-feira, o juiz do Supremo Tribunal espanhol Pablo Llarena emitiu mandados de detenção europeus e internacionais contra seis dirigentes independentistas pelo seu papel na tentativa de secessão da Catalunha, entre os quais Carles Puigdemont.

O ex-líder da Generalitat, no entanto, está em paradeiro desconhecido. Segundo o deputado finlandês Mikko Kärnä, Puigdemont deixou Helsínquia na sexta-feira à noite, mas não é confirmado que esteja já na Bélgica.

“[As autoridades] reconhecem que não sabem onde se encontra neste momento o ex-presidente catalão e nem sequer se regressou à Bélgica, como confirmou há pouco o seu advogado”, escreve a publicação, citando um tweet do causídico.

Sublinhe-se ainda que o Supremo Tribunal espanhol decidiu, também na sexta-feira, aplicar prisão efetiva sem fiança a cinco políticos independentistas catalães, acusados de delito de rebelião, no quadro da tentativa de criação de uma república independente na Catalunha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório