Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Emitidos mandados de detenção internacionais contra independentistas

Um juiz espanhol emitiu hoje mandados de detenção europeus e internacionais contra seis dirigentes independentistas pelo seu papel na tentativa de secessão da Catalunha, entre os quais o antigo presidente Carles Puigdemont, anunciou o Supremo Tribunal, em Madrid.

Emitidos mandados de detenção internacionais contra independentistas
Notícias ao Minuto

21:17 - 23/03/18 por Lusa

Mundo Catalunha

O juiz que está a instruir o processo decidiu reativar os mandados de detenção contra Puigdemont e quatro dos seus antigos ministros que se exilaram na Bélgica.

Foi também emitido um mandado contra Marta Rovira, que se recusou a comparecer em tribunal, e anunciou a sua saída de Espanha.

No total, o juiz Pablo Llarena acusou formalmente 13 dirigentes por "rebelião", uma infração passível de 30 anos de prisão.

Llarena também decidiu hoje aplicar prisão efetiva sem fiança à ex-presidente do parlamento catalão Carme Forcadell, ao candidato à presidência do Governo regional, Jordi Turull, e aos ex-conselheiros (ministros regionais) Raúl Romeva, Josep Rull e Dolors Bassa.

O juiz considera que estes políticos separatistas catalães atuaram em conluio nos últimos seis anos para executar um plano que levava a uma declaração de independência da Catalunha, contra a Constituição espanhola.

Estes independentistas juntam-se a outros que já estão detidos de forma cautelar há alguns meses: o ex-vice-presidente do Governo regional Oriol Junqueras, o ex-conselheiros Joaquim Forn, o ex-presidente de uma associação cívica separatista (ANC) que agora é deputado regional, Jordi Sánchez, e o presidente da associação Òmnium Cultural, Jordi Cuixart.

Pablo Llarena estimou que, ao todo, são 25 os independentistas que vão ter de responder por delitos de rebelião, desobediência ou peculato (desvio de fundos públicos).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório