Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Pessoa próxima do terrorista está sob custódia, diz procurador de Paris

As autoridades detiveram uma pessoa próxima de Radouane Lakdim.

Pessoa próxima do terrorista está sob custódia, diz procurador de Paris
Notícias ao Minuto

19:32 - 23/03/18 por Fábio Nunes

Mundo François Molins

François Molins, procurador de Paris, disse numa conferência de imprensa que uma pessoa próxima de Radouane Lakdim, o autor do ataque terrorista em Carcassonne, está sob custódia por associação criminosa relativamente a uma campanha terrorista". 

O procurador insistiu na ideia de que, apesar do atacante estar a ser seguido pelos serviços de segurança franceses em 2016 e 2017, "não houve nenhum sinal de alerta de uma possível passagem a ato terrorista". 

François Molins recordou que o homem já era conhecido da justiça francesa, mas por delitos comuns. Em 2011 tinha sido condenado a um mês de pena suspensa por posse de arma. Já em 2015 foi detido por posse de droga e por ter oferecido resistência às autoridades. 

A investigação sobre este ataque vai agora tentar "determinar a origem da arma" e se Radouane Lakdim teve ajuda de alguém a preparação para este ato.

O procurador percorreu a cronologia dos acontecimentos. Referiu que por volta das 10h30 locais (menos uma hora em Portugal Continental), o terrorista mandou parar um Opel Corsa branco. Disparou contra o motorista, que o procurador afirma estar "a lutar pela vida", e também sobre o passageiro do carro, que morreu. 

Depois dirigiu-se à caserna militar de Laperrine. O seu objetivo seria atacar os militares ali colocados. Mas "mudou de ideias" e dirigiu-se antes ao quartel da polícia francesa de Carcassonne. Quando está a cerca de 200 metros da caserna vê alguns agentes e dispara sobre eles. Um fica ferido.

De seguida vai para a pequena vila de Trèbes. Entra no mercado Super U e dispara vários tiros. "O autor entrou no supermercado e gritou 'Allah Akbar' e que era 'um soldado do Estado Islâmico'. Disse ainda que queria a libertações dos seus 'irmãos'", afirmou François Molins.

Ladkim matou duas pessoas, um cliente e um funcionário do supermercado. Quando começam as negociações com as autoridades, o terrorista aceita que o coronel da polícia, Arnaud Beltrame, substitua um dos reféns. 

Às 14h20 locais disparou repetidamente contra o coronel. Foi esta ação do terrorista que motivou a ação das autoridades francesas, que eliminam Radouane Lakdim. 

François Molins confirmou ainda aos jornalistas que as famílias das vítimas estão a receber apoio psicológico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório