Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Procurador Mueller vai analisar ligações de Trump à Cambridge Analytica

O procurador especial norte-americano Robert Mueller vai investigar as ligações entre a campanha presidencial de Donald Trump e a consultora britânica Cambridge Analytica, acusada de uso indevido de dados de milhões de utilizadores do Facebook para influenciar as eleições.

Procurador Mueller vai analisar ligações de Trump à Cambridge Analytica
Notícias ao Minuto

17:34 - 22/03/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

A equipa de investigadores de Mueller pediu a antigos responsáveis da campanha de Trump para analisar as operações de dados da campanha, em especial para saber como foram recolhidos e de que forma foram utilizados os dados de eleitores nos Estados mais disputados.

Esta informação foi avançada à agência norte-americana Associated Press por uma fonte com conhecimento direto sobre a investigação, mas não autorizada a discuti-la publicamente.

Os investigadores também perguntaram a alguns elementos da equipa de dados da campanha de Trump, que incluía analistas do Comité Nacional Republicano, acerca das suas relações com a Cambridge Analytica.

A campanha de Trump pagou à Cambridge Analytica quase seis milhões de dólares (cerca de 4,8 milhões de euros) pelo trabalho realizado antes das eleições de novembro de 2016, indicam os registos federais.

As autoridades no Reino Unido e nos Estados Unidos estão a investigar se a Cambridge Analytica usou informação obtida indevidamente junto da rede social Facebook para influenciar eleições, incluindo a última corrida à Casa Branca.

Mueller lidera uma investigação criminal sobre eventuais ligações e conluio entre a campanha presidencial de Trump e a Rússia, bem como se o Presidente tentou obstruir a justiça neste mesmo caso, nomeadamente ao despedir o diretor do FBI James Comey.

A campanha de Trump tem vindo a tentar distanciar-se da empresa britânica, que foi financiada por grandes doadores republicanos e que chegou a empregar Steve Bannon, um conservador que se tornou chefe de campanha do atual Presidente dos EUA.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório