Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Fotografias aparentam mostrar russos a votar duas vezes

Pessoas aparecem a votar em dois locais diferentes durante as eleições presidenciais.

Notícias ao Minuto

15:58 - 22/03/18 por Sara Gouveia

Mundo Eleições

Fotojornalistas captaram algumas imagens do que parecem ser as mesmas pessoas a votarem duas vezes nas eleições presidenciais russas, das quais Vladimir Putin saiu vencedor no último fim de semana, com 76,7% dos votos.

Dezassete pessoas apareciam em dois locais de voto diferentes na cidade de Ust-Djeguta, a sul da Rússia. Um dos membros da comissão eleitoral, Leila Koichuyeva, confrontada com as imagens respondeu: "Podem ser gémeos".

Outra responsável alegava que não tinha como saber se se tratava da mesma pessoa, "podiam ser muito parecidos".

Uma das pessoas 'apanhada' nas fotografias, Ludmila Sklyarevskaya negou categoricamente ter feito algo de errado. Mas segundo a Reuters, a mulher chegou acompanhada por um grupo de nove pessoas para votar no local de voto 216 e vinte minutos depois o mesmo grupo foi visto a votar novamente a uns metros de distância no local 215.

Questionada sobre este facto, alegou ter votado apenas uma vez, na estação 217, acrescentando: "Não têm o direito de se envolverem no sistema eleitoral".

Em resposta a estas alegações, um porta-voz do Kremlin afirmou que "se os relatos da respeitada agência Reuters estiverem acompanhados pelas declarações correspondentes das autoridades de observação em cada estação de voto, então é uma fonte de preocupação. Se não estiverem, então não nos preocupa de todo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório