Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Chefe do departamento de comunicação do Vaticano demite-se

Demissão surge a reboque do caso que ficou conhecido como o 'Letergate'.

Chefe do departamento de comunicação do Vaticano demite-se
Notícias ao Minuto

11:58 - 21/03/18 por Andrea Pinto com Lusa

Mundo Dario Vigano

O responsável pelo departamento de comunicação do Vaticano, Dario Vigano, demitiu-se após o escandâlo sobre a carta que Bento XVI escreveu sobre o Papa Francisco e que teria algumas omissões.

A carta em questão terá sido entregue aos meios de comunicação social após manipulação digital, indica a CNN.

A parte da carta que não tinha sido divulgada explica o motivo pelo qual Bento XVI recusou escrever um comentário numa nova compilação de livros do Vaticano sobre a formação filosófica e teológica de Francisco e destinada a assinalar o seu quinto aniversário de pontificado.

A carta, concluída em 7 de fevereiro, foi lida pelo prefeito da secretaria de Comunicação, Dario Vigano, durante a apresentação dos 11 livros escritos por vários autores e publicados pela Librería Vaticana.

De diversos setores, em particular do meio mais conservador, começaram a surgir críticas pelo facto de o Vaticano não ter publicado a totalidade da carta, e, sobretudo, que tivesse sido utilizada uma foto com os últimos parágrafos desfocados numa tentativa de ocultar a totalidade do conteúdo.

O Papa Francisco terá aceitado o pedido de demissão, esta quarta-feira.

Vingano tinha sido nomeado para conduzir a nova secretaria de comunicação do Vaticano, uma das grandes reformas que o papa quis adotar para coordenar todos os meios de informação da Santa Sé.

Segundo a nota do porta-voz, até à nomeação do novo prefeito, ficará com esta responsabilidade o secretário deste organismo, o argentino Lucio Adrian Ruiz, noticia a agência EFE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório