Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Homem detido na China por gozar com a polícia nas redes sociais

Um homem foi detido na China por fazer piadas sobre a polícia num grupo do serviço de mensagens instantâneas chinês Wechat, segundo a imprensa local, ilustrando a crescente monitorização das autoridades chinesas sobre o ciberespaço.

Homem detido na China por gozar com a polícia nas redes sociais
Notícias ao Minuto

08:50 - 21/03/18 por Lusa

Mundo Insólito

O homem, identificado como Ding e de 39 anos, terá alterado partes de uma conhecida canção chinesa com insultos à polícia de trânsito local e partilhado com amigos através da aplicação chinesa Wechat.

Ding foi mais tarde detido por um período indefinido, segundo a publicação chinesa sixth tone.

No ano passado, a Administração do Ciberespaço da China publicou novos regulamentos, que proíbem a difusão de rumores ou insultos nas redes sociais.

O regulamento estipula também que as empresas do setor devem verificar as identidades reais dos membros em grupos de conversação no espaço 'online'.

Várias pessoas foram, entretanto, detidas ou condenadas à prisão no país por comentários em grupos ou conversas privadas no Wechat, sob a acusação de "causar distúrbios" ou "usar ilegalmente informação e a Internet".

Num dos casos mais conhecidos, um homem foi condenado a dois anos de prisão por "perturbar as ordens administrativas para a atividade religiosa", depois de ter ensinado o Alcorão a amigos e familiares através do Wechat.

Aquela 'app' - equivalente chinês à aplicação para mensagens de texto e voz WhatsApp - atingiu em fevereiro passado 1.000 milhões de perfis de utilizador, enquanto o Weibo - semelhante à rede de mensagens instantâneas Twitter - tem cerca de 200 milhões.

A China censura redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram, ou o serviço de mensagens Whatsapp.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório