Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

São gémeas mas têm cores de pele diferentes

Millie e Marcia Biggs são irmãs gémeas. As semelhanças até são visíveis mas o que salta à vista é a cor de cada uma. A mãe diz que são as suas “gémeas arco-íris”.

São gémeas mas têm cores de pele diferentes
Notícias ao Minuto

16:00 - 20/03/18 por Fábio Nunes

Mundo Reino Unido

Amanda Wanklin e Michael Biggs são os pais de duas gémeas com uma característica rara. Millie e Marcia Biggs, de 11 anos, têm semelhanças físicas comuns, isso é óbvio, mas têm cores de pele diferentes.

Marcia é branca e Millie é negra. As duas irmãs aparecem na capa da edição de abril da National Geographic, uma edição especial dedicada ao tema da raça.

A explicação para este fenómeno está nos genes. Marcia herdou o cabelo castanho claro e a pele clara da mãe, que é inglesa. Já Millie tem a pele e o cabelo mais escuro como o pai, que é jamaicano.

Para Amanda, as suas filhas são o seu milagre “um num milhão”, as “gémeas arco-íris”. Alicia Martin, geneticista, confirma que por vezes acontece cada um dos gémeos ser mais parecido com um pai do que com o outro. Algo que depende de vários fatores como de “onde são os antecessores dos pais e de pigmentos genéticos completos.

Alicia Martin adianta que a cor da pele não é “um traço binário”, é um “traço quantitativo, e todos têm um gradiente neste espetro”.

Notícias ao MinutoAs gémeas Marcia e Millie na capa da National Geographic de abril© National Geographic

Enquanto cresciam, as pessoas achavam que as gémeas eram as melhores amigas. “Quando sabem que somos gémeas, ficam chocadas”, diz Marcia.

Embora bastante novas, as meninas aprenderam rapidamente o que era o racismo. “É quando alguém te julga pela tua cor e não por quem tu és”, afirma Millie. Já Marcia define o racismo como algo “negativo, porque magoa” as pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório