Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Anúncio de Obama sobre espionagem é vitória de Snowden"

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, disse hoje que o anúncio do Presidente norte-americano, Barack Obama, de medidas para reforçar a transparência na espionagem dos EUA, constitui uma "vitória" do fugitivo Edward Snowden.

"Anúncio de Obama sobre espionagem é vitória de Snowden"
Notícias ao Minuto

12:49 - 11/08/13 por Lusa

Mundo Julian Assange

"Foi uma vitória para Edward Snowden e muitos dos seus seguidores", afirmou Julian Assange em comunicado divulgado sábado na página do WikiLeaks, site que tem revelado milhares de documentos confidenciais do Governo dos EUA.

"O Presidente dos Estados Unidos validou o papel de Edward Snowden como delator, anunciando planos para reformar o programa de espionagem americano", acrescentou em comunicado.

O ex-analista do Serviço Nacional de Segurança norte-americano Edward Snowden, de 30 anos, obteve, no início do mês, asilo temporário na Rússia, depois de ter passado várias semanas na zona de trânsito do aeroporto em Moscovo, onde chegou de Hong Kong em fuga á justiça dos EUA por ter revelado vários documentos de espionagem dos serviços secretos norte-americanos.

Barack Obama anunciou na sexta-feira várias medidas para tornar mais transparente, eficaz e coerente - no que diz respeito aos direitos civis – os programas de espionagem a comunicações de voz e digitais que foram revelados por Edward Snowden.

"O mundo tem uma dívida de gratidão para com Edward Snowden", defendeu Julian Assange, que vive na embaixada do Equador em Londres há mais de um ano para impedir que seja entregue à Suécia, cujas autoridades solicitaram a sua extradição por alegado abuso sexual.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório