Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Grudinin reconhece vitória de Putin mas critica "eleições desonestas"

O candidato do Partido Comunista da Rússia, Pavel Grudinin, reconheceu hoje a vitória do Presidente russo, Vladimir Putin, nas eleições presidenciais de domingo, apesar de referir que foram "desonestas" e "desajustadas dos parâmetros mundiais".

Grudinin reconhece vitória de Putin mas critica "eleições desonestas"
Notícias ao Minuto

14:13 - 19/03/18 por Lusa

Mundo Partidos

"Estou absolutamente convencido que o atual Presidente venceu. Estou absolutamente convencido da sua vitória", referiu em conferência de imprensa.

No entanto, Grudinin questionou a forma como decorreu a campanha eleitoral, e a votação.

"O que fizeram os funcionários, as autoridades e os meios de comunicação durante a campanha eleitoral permite-me afirmar que foram eleições desonestas, umas eleições que não se ajustaram aos parâmetros mundiais", afirmou.

Com 99,84% dos votos contabilizados, Putin obteve mais de 56 milhões de votos (76,67%), segundo os últimos dados da Comissão Eleitoral Central da Rússia.

Grudinin, 57 anos, empresário agrícola e sem militância no partido, obteve o segundo lugar com 11,8% dos votos, muito à frente dos restantes seis candidatos.

Em paralelo, o Kremlin anunciou hoje que Vladimir se vai reunir com os sete candidatos que participaram nas presidenciais de domingo e que derrotou por ampla margem de votação.

"Hoje vai decorrer a reunião de Putin com os candidatos à presidência da Rússia", anunciou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

"É uma prerrogativa do Presidente eleito da Rússia. No mínimo, tem a intenção de manter o diálogo com eles" no futuro", precisou Peskov.

No seu discurso de vitória durante a festa-comício que decorreu na noite de domingo em Moscovo, Putin interpretou os resultados como o "reconhecimento de tudo o que foi realizado nos últimos anos em condições muito difíceis" numa perspetiva de "confiança e a esperança" no futuro, e apelou à unidade.

"Aguarda-nos o êxito. É muito importante atrair à nossa equipa aqueles que votaram por outros candidatos. Necessitamos dessa unidade para avançar. E para avançar devemos sentir o ombro de cada cidadão deste país", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório