Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia avisa: Reino Unido tem de pedir desculpa ou provar envenenamento

A Rússia avisou hoje o Reino Unido de que terá de "fornecer provas" ou pedir desculpas por ter responsabilizado Moscovo pelo envenenamento de um antigo espião em Inglaterra.

Rússia avisa: Reino Unido tem de pedir desculpa ou provar envenenamento
Notícias ao Minuto

11:00 - 19/03/18 por Lusa

Mundo Ex-espião

"Repetimos mais uma vez: mais tarde ou mais cedo, vão ter de responder por estas acusações gratuitas", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

O Kremlin nega desde o início qualquer responsabilidade pelo envenenamento a 04 de março passado na cidade inglesa de Salisbury do espião duplo Serguei Skripal e da sua filha Yulia, ambos hospitalizados em estado crítico desde então.

No sábado, o Governo russo garantiu que o gás 'Novitchok', com o qual terão sido envenenados Skripal e a filha, foi desenvolvido pelo ocidente e não pela Rússia como denunciado pelo Reino Unido.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, quando acusou a Rússia de ser responsável pelo ataque ao ex-espião e à sua filha usou como argumento o gás utilizado no ataque, dizendo que era de conceção russa.

Peskov disse também hoje que não se pode qualificar a confrontação diplomática com o Reino Unido como uma "degradação das relações [da Rússia] com o ocidente".

"Na realidade, trata-se de uma tendência caluniosa, difícil de explicar e com motivações do Reino Unido face à Rússia", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório