Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Ataque suicida no Afeganistão deixa cinco estudantes feridos

Um homem vestido com um uniforme escolar lançou hoje uma granada sobre um grupo de centenas de estudantes universitários na capital afegã, Cabul, matando-se e ferindo cinco estudantes, segundo o chefe da política local.

Ataque suicida no Afeganistão deixa cinco estudantes feridos
Notícias ao Minuto

15:53 - 18/03/18 por Lusa

Mundo Cabul

Nasir Nadery disse que o atacante, que escapou aos guardas, usava ainda um colete de explosivos que não conseguiu fazer explodir. Os estudantes estavam num complexo privado, onde decorriam aulas de preparação para os exames universitários, segundo avança a agência Associated Press.

O ataque ocorreu num bairro de Cabul dominado pela etnia hazara, uma minoria xiita frequentemente alvo dos extremistas sunitas. Ninguém reivindicou imediatamente o ataque, que se assemelha a anteriores ataques realizados pelo grupo do Estado islâmico.

No sábado, uma bomba colada à mota conduzida por um oficial aposentado do exército paquistanês explodiu no distrito Shahjoy, da província de Zabul, matando o oficial e o seu guarda, de acordo com o porta-voz do governo provincial, Gul Islam Seyal.

O Paquistão foi criticado pelos Estados Unidos e pelo Afeganistão por ter ajudado insurgentes talibãs, uma acusação que nega. Seyal disse que o oficial aposentado estava a ajudar os talibãs, embora não tivesse provas da sua afirmação.

Um oficial militar paquistanês disse que não ter conhecimento de nenhum oficial aposentado morto no Afeganistão.

Entretanto, os talibãs atacaram posições de segurança no noroeste de Cabul, matando pelo menos cinco policias e provocando uma batalha de duas horas, de acordo com Mohammed Zaman, chefe de polícia da província de Ghazni.

Os talibãs intensificaram os ataques no Afeganistão desde que os Estados Unidos e a NATO concluíram formalmente a sua missão de combate, no final de 2014.

Na província ocidental de Ghor, entretanto, uma bomba na estrada matou um jovem pastor e feriu outros cinco. O porta-voz da polícia, Iqbal Nizami, disse que os talibãs plantaram a bomba para atacar as forças de segurança.

Na província oriental de Khost, o porta-voz da polícia, Basir Bina, disse que uma bomba na estrada matou duas crianças e feriu outras nove. Ambas as bombas foram disparadas no sábado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório