Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Demissão da Presidente da Maurícia, envolvida em escândalo financeiro

A presidente da República da Maurícia, Ameenah Gurib-Fakim, envolvida num escândalo financeiro, apresentou hoje a sua demissão "no interesse nacional", alguns dias depois de ter recusado abandonar as funções, anunciou o seu advogado.

Demissão da Presidente da Maurícia, envolvida em escândalo financeiro
Notícias ao Minuto

15:32 - 17/03/18 por Lusa

Mundo Ameenah Gurib-Fakim

A única mulher na presidência de um país em África está sob forte pressão há mais de duas semanas, após revelações de ter feito compras pessoais com um cartão bancário fornecido pela organização não-governamental Planet Earth Institute (PEI).

Bióloga reconhecida internacionalmente, Gurib-Fakim reconheceu os factos, afirmando ter utilizado o cartão "inadvertidamente" e ter reembolsado a ONG do dinheiro usado a título pessoal.

"A presidente apresentou a sua demissão no interesse nacional", declarou à imprensa Yousouf Mohamed, precisando que foi enviada uma carta à presidente da Assembleia Nacional e que a demissão terá efeito a 23 de março.

A demissão de Gurib-Fakim acaba com o folhetim político que agita este arquipélago do oceano Índico desde a publicação pelo jornal local Express de documentos bancários mostrando que a presidente tinha utilizado um cartão do PEI para comprar por exemplo joias e sapatos de marca, tendo gasto pelo menos 25.000 a título pessoal.

O caso também é escandaloso por envolver o milionário angolano Alvaro Sobrinho, empresário que financia o PEI e que desde 2015 tem tentado investir na Maurícia, desencadeando polémica.

Ameenah Gurib-Fakim, 58 anos, ocupa desde junho de 2015 a função honorífica de Presidente da República da Maurícia, tendo sido a primeira mulher a ocupar o posto no país.

A República da Maurícia tem o estatuto de observador associado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório