Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Lille: Sem-abrigo multado em 200 euros por mendigar no metro

Homem denunciou a situação a uma associação de solidariedade, que alerta para os efeitos deste tipo de regulamentação sobre os mendigos.

Lille: Sem-abrigo multado em 200 euros por mendigar no metro
Notícias ao Minuto

16:33 - 16/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo França

Um sem-abrigo terá sido multado em 200 euros, em Lille, França, por estar a mendigar numa estação de metro. A denúncia é feita por uma associação de solidariedade francesa, através do seu perfil de Facebook.

De acordo com a associação ‘Une touche d'Espoir’ (‘Um toque de Esperança’, em tradução livre), que ajuda sem-abrigo naquela localidade com refeições, foi o próprio visado pela multa que se queixou, dizendo que não tem como pagar.

Estas multas são aplicadas pela prática de mendicidade, ou seja, sem acontecer qualquer ato de agressão, perturbação da ordem pública ou crime, apenas pelo fato de estar sentado num banco ou deitado no chão a mendigar.

Recorde-se que a penalização da mendicidade é uma realidade em vários locais da Europa, que na última década assistiu a uma tendência para aprovar regulamentos ou medidas que dificultam a vida de quem dorme na rua.

"As regulamentações aplicam-se às estações de metro. É lá que muitos sem-abrigo se protegem da chuva ou do frio", escreve a associação, urgindo que esta situação seja denunciada.

A acumulação destas multas, que por razões óbvias os seus visados não conseguem pagar, pode resultar em tempo de cadeia, descreve a mesma associação.

Se um dia estas pessoas arranjarem emprego "terão que pagar a acumulação destas multas", "prolongando a sua situação de pobreza" e ao mesmo tempo "dificultando a sua entrada no mercado de trabalho", inquirindo sobre se esta "caça ao mendigo" é a resposta mais adequada para a tentativa de diminuir a mendicidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório