Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Eduardo dos Santos recua e já não vai abandonar liderança do MPLA

Ex-presidente de Angola anunciou no Comité Central do MPLA que, ao contrário do que tinha prometido, não vai abandonar a liderança do partido.

Eduardo dos Santos recua e já não vai abandonar liderança do MPLA
Notícias ao Minuto

10:58 - 16/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Angola

José Eduardo dos Santos disse, esta semana, que estaria disposto a abandonar a presidência do MPLA. No entanto, esta sexta-feira, o ex-presidente de Angola anunciou, na reunião do Comité Central do partido, que continuará a funções pelo menos até à realização de eleições autárquicas no país, que deverão acontecer até 2022.

A notícia é avançada pela RTP, isto depois de o líder do MPLA ter anunciado a realização de um congresso extraordinário para "resolver" a liderança no partido, congresso este que se deverá realizar em dezembro deste ano ou abril de 2019.

José Eduardo dos Santos, recorde-se, esteve 38 anos no poder em Angola. Nas eleições de 2017, decidiu não concorrer às eleições, tendo sido substituído no cargo por João Lourenço, 'vice' do MPLA.

Apesar de ter abandonado a liderança do país, Eduardo dos Santos não abdicou da chefia do partido. Esta liderança a duas vozes tem gerado algum mal estar no MPLA, o que levou Eduardo dos Santos a dizer que estaria disposto a abandonar a liderança do partido, caso essa fosse a vontade dos militantes.

No entanto, durante a reunião do Comité Central, que decorre esta sexta-feira, em Luanda, o ex-presidente parece ter mudado de ideias e reiterou que ficará na liderança do partido pelo menos até à realização das próximas eleições autárquicas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório