Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Ministro norte-coreano em visita surpresa à Suécia. Trump na agenda?

Encontro surpresa fez aumentar a especulação relativamente ao encontro, previsto para maio, entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia da Norte. Durante esta sexta-feira, será emitido um comunicado a dar conta das conversações entre Estocolmo e Pyongyang.

Ministro norte-coreano em visita surpresa à Suécia. Trump na agenda?
Notícias ao Minuto

09:30 - 16/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Diplomacia

O ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte, Ri Yong-ho, apareceu de surpresa na Suécia na noite da passada quinta-feira, o que fez aumentar a especulação relativamente ao previsto encontro entre o presidente Kim Jong-un e Donald Trump.

Ri Yong-ho chegou num voo proveniente de Pequim e passou várias horas no gabinete da seu homóloga sueca, Margot Wallström. A conversa incidiu sobre “as responsabilidades consulares da Suécia enquanto poder protetor dos Estados Unidos, Canadá e Austrália” e também sobre a “situação de segurança na península coreana”.

Durante esta sexta-feira, é expetável que os encontros diplomáticos continuem. Segundo o The Guardian, será divulgado um comunicado durante o dia a dar conta das conversações.

O atual ministro dos negócios estrangeiros da Coreia do Norte já trabalhou na embaixada norte-coreana na Suécia. Desde 1973 que os dois países mantêm relações diplomáticas, sendo que a Suécia, um dos poucos países ocidentais com embaixada em Pyongyang, costuma funcionar, muitas vezes, como intermediária entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

Este visita de Ri Yong-ho fez aumentar a especulação relativamente ao encontro entre Kim Jong-un e Donald Trump, previsto para maio. Resta saber se a Suécia irá desempenhar algum papel no encontro que, a realizar-se, será histórico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório