Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

EUA, França, Alemanha e Reino Unido assinam documento contra a Rússia

Líderes dos quatro países acusam Rússia do envenenamento de ex-espião.

EUA, França, Alemanha e Reino Unido assinam documento contra a Rússia
Notícias ao Minuto

13:17 - 15/03/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Comunicado

Os líderes dos Estados Unidos, da França, da Alemanha e do Reino Unido assinaram um documento conjunto onde culpam a Rússia de ser responsável pelo envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal, exilado em Londres, e da sua filha. Ambos estão internados em estado grave.

"Este uso de um agente neurotóxico de grau militar, de um tipo desenvolvido pela Rússia, constitui o primeiro uso ofensivo de um agente neurotóxico na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. É um assalto à soberania do Reino Unido e qualquer utilização desse tipo por um Estado é uma clara violação da Convenção sobre Armas Químicas e uma violação do direito internacional. É uma ameaça à segurança de todos nós", lê-se no documento. 

Os quatro países dizem que a Rússia falhou na resposta ao "requerimento legítimo" do Reino Unido relativamente às explicações sobre o uso de um agente nervoso em território britânico. 

No mesmo documento, Donald Trump, Emmauel Macron, Angela Merkel e Theresa May afirmam que "não há uma justificação plausível" para o envolvimento russo no ataque do passado dia 4 de março. 

Os líderes das potências ocidentais consideram que a utilização de uma arma química em território britânico constitui um "assalto à soberania do Reino Unido" e, por isso, "uma violação do direito internacional"

O presidente francês já tinha demonstrado a sua solidariedade com Theresa May, deixando acusações a Moscovo. A maior surpresa terá sido o facto de Donald Trump se ter aliado aos países europeus na condenação à Rússia, algo que até agora ainda não tinha acontecido. 

Na passada quarta-feira, Theresa May anunciou que as relações bilaterais entre Rússia e Reino Unido estão suspensas e deu ordem de expulsão a 23 diplomatas russos. Moscovo prometeu retaliar, e esta quinta-feira o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, disse prometeu uma resposta "em breve", dando a garantia de que diplomatas britânicos também serão expulsos da Rússia. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório