Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Televisão síria mostra centenas de pessoas a sair de Ghouta Oriental

Centenas de civis estão hoje a sair do enclave de Ghouta Oriental, na Síria, atravessando a pé a zona que dá entrada no território controlado pelas forças governamentais perto da capital, segundo imagens da televisão estatal.

Televisão síria mostra centenas de pessoas a sair de Ghouta Oriental
Notícias ao Minuto

12:39 - 15/03/18 por Lusa

Mundo Síria

A estação televisiva Al-Ikhbariya mostra homens, mulheres e crianças a saírem a pé da cidade de Hamouria, alguns transportando à cabeça os seus pertences, como roupas e colchões, segundo escreve a agência noticiosa AP.

Segundo as imagens, há centenas ou até mesmo milhares de pessoas a fazer este percurso, segundo a AP, que marca o sétimo ano de conflito desde o levantamento popular que desaguou numa guerra civil.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) contabilizou cerca de 3.100 civis a saírem da região sob ataque das forças governamentais.

Outra estação de televisão, a Al-Mayadeen, mostrou imagens de autocarros que esperavam pelos civis para os levar para centros de identificação e apoio.

A saída parece ser o maior movimento de êxodo de Ghouta Oriental desde que o Governo lançou um ataque aéreo a esta zona controlada pelos rebeldes, há mais de três semanas.

Mais de 1.200 civis foram mortos em ataques aéreos do Governo e da Rússia.

Os entrevistados pela estação televisiva estatal teceram elogios às forças armadas da Síria e ao Presidente, Bashar Al-Assad, e disseram que os grupos rebeldes armados os humilharam e detiveram-nos contra a sua vontade em Ghouta Oriental.

O OSDH disse que as forças governamentais atacaram uma coluna de civis que estavam a sair de Hamouria antes do amanhecer de hoje, ferindo várias pessoas, e que na quarta-feira 26 pessoas foram mortas em ataques feitos pelo Governo.

As Nações Unidas estimam que perto de 400 mil pessoas estejam encurraladas em Ghouta Oriental devido ao cerco do Governo, estando a ficar sem espaço para fugir devido ao aproximar das forças governamentais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório