Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Renamo vence eleições municipais intercalares na terceira maior cidade

O candidato da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), Paulo Vahanle, venceu hoje a eleição intercalar para a presidência do Conselho Municipal de Nampula, terceira maior cidade de Moçambique, anunciou o Centro de Integridade Pública (CIP), organização da sociedade civil.

Renamo vence eleições municipais intercalares na terceira maior cidade
Notícias ao Minuto

22:55 - 14/03/18 por Lusa

Mundo Moçambique

O candidato do principal partido da oposição moçambicana ganhou a segunda volta da votação com 58% dos votos, enquanto Amisse Cololo, candidato da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no Governo, obteve 42%, detalhou o CIP.

A participação dos eleitores aumentou para 32%, contra 25% da primeira volta, acrescentou.

O CIP faz parte da plataforma Votar Moçambique, um dos grupos de organizações da sociedade civil que acompanhou a votação e a contagem.

Num relatório sobre a forma como decorreu a eleição, a plataforma aponta alguns problemas.

Segundo os observadores, apesar de as urnas, de uma forma geral, terem aberto a horas, houve atrasos nalgumas mesas de voto por falta de materiais e cadernos eleitorais.

Registaram-se ainda casos em que os nomes de eleitores não constavam dos cadernos, apesar de terem cartão de eleitor e de terem votado nas mesmas mesas na primeira volta.

Houve ainda casos de boletins de voto encontrados fora das assembleias de voto.

A votação em Nampula foi motivada pelo homicídio de Mahamudo Amurane, anterior autarca, e decorreu sete meses antes das eleições autárquicas em todo o país, agendadas para 10 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório