Meteorologia

  • 21 JUNHO 2018
Tempo
23º
MIN 23º MÁX 23º

Edição

Eurodeputados reuniram com Coreia do Norte durante três anos

Uma delegação do Parlamento Europeu anunciou hoje que negociou secretamente, durante três anos com a Coreia do Norte, um acordo para colocar fim ao programa nuclear da Pyongyang.

Eurodeputados reuniram com Coreia do Norte durante três anos
Notícias ao Minuto

20:18 - 14/03/18 por Lusa

Mundo Secretamente

"Encontrámo-nos secretamente com representantes norte-coreanos por 14 vezes, compreendemos as suas preocupações e eles as nossas", disse o eurodeputado britânico conservador Nirj Deva em conferência de imprensa, à margem de uma sessão plenária do Parlamento Europeu.

Para colocar um fim nas tensões com a Coreia do Norte, a delegação defendeu "implacavelmente o diálogo sem condições prévias", explicou Deva.

A revelação surge após o anúncio de uma cimeira, a organizar em maio, que reunirá os líderes norte-americano e norte-coreano.

Nirj Deva acrescentou ainda que nos encontros entre o grupo de eurodeputados e os representantes da Coreia do Norte - entre os quais ministros -, foi dito que "caso continuassem com o programa de mísseis e o programa nuclear, isso iria levar a conclusões" que a comitiva prefere "não pensar".

Ao mesmo tempo, a delegação reuniu ainda com representantes dos Estados Unidos, China, Japão e Coreia do Sul, sempre com o objetivo de promover o diálogo a favor de "uma Península Coreana desnuclearizada".

Segundo Deva, a delegação do Parlamento Europeu teve um papel importante no desenvolvimento da confiança entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte.

Para além da cimeira que irá unir os dirigentes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, é discutida a possibilidade de um outro encontro, em abril, entre as duas Coreias para acalmar as tensões na península.

A União Europeia (UE) impôs várias sanções contra a Coreia do Norte como resultado dos seus programas de armamento e nucleares.

À semelhança da maioria dos seus Estados-membros, a UE mantém relações diplomáticas com a República Popular Democrática da Coreia desde 2001.

Atualmente, sete Estados europeus têm embaixadas em Pyongyang (Alemanha, Bulgária, Polónia, República Checa, Reino Unido, Roménia e Suécia).

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.