Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Hamas intensifica inquérito sobre atentado contra PM palestiniano

O movimento islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza, anunciou hoje a criação de uma comissão de inquérito "de alto nível" sobre o atentado de terça-feira, neste território, contra o primeiro-ministro da Autoridade palestiniana Rami Hamdallah.

Hamas intensifica inquérito sobre atentado contra PM palestiniano
Notícias ao Minuto

18:51 - 14/03/18 por Lusa

Mundo Ataque

O atentado à bomba ocorreu logo após a entrada no enclave palestiniano de uma coluna automóvel onde se encontrava Hamdallah e o influente chefe dos serviços de informações, Majid Faraj, que saíram ilesos da explosão.

O ministério do Interior de Gaza declarou ter estabelecido uma "comissão de inquérito de alto nível" sobre este incidente. Foram interrogados diversos suspeitos, acrescentou num comunicado, sem referir mais detalhes das investigações.

Sete pessoas ficaram ligeiramente feridas no atentado, que não foi reivindicado.

Um ministro do Governo de Hamdallah declarou à rádio Voz da Palestina que dois engenhos de 15 quilos foram colocados na berma da estrada, e que o segundo não explodiu.

O ataque constitui um novo e duro golpe no esforço de reconciliação entre as duas formações rivais palestinianas, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, e a Autoridade palestiniana, liderada por Mahmoud Abbas.

Em outubro, e após anos de devastadoras dissensões, o Hamas aceitou no Cairo transferir os poderes em Gaza para a Autoridade. No entanto, os dois "irmãos inimigos" não conseguiram concretizar até ao momento o acordo do Cairo, que permanece num impasse.

Os responsáveis palestinianos indiciaram que o Hamas, enquanto força governante na Faixa de Gaza, deve assumir as responsabilidades do atentado, mas sem o designar como o responsável pelo ataque.

Observadores locais consideram que o objetivo do ataque bombista consistiu em "sabotar qualquer hipótese de reconciliação", sendo admitidas diversas hipóteses sobre os seus autores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório