Meteorologia

  • 22 JUNHO 2018
Tempo
19º
MIN 19º MÁX 20º

Edição

Angela Merkel eleita chanceler da Alemanha pela quarta vez

CDU e SPD voltam a formar governo. Angela Merkel foi eleita no Bundestag com 364 votos a favor, 315 contra e nove abstenções.

Angela Merkel eleita chanceler da Alemanha pela quarta vez
Notícias ao Minuto

09:12 - 14/03/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Oficial

O impasse político chegou ao fim na Alemanha. Depois de o SPD e a CDU terem chegado a um acordo para reeditar a grande coligação, Angela Merkel foi hoje a votos no Bundestag (parlamento alemão) e foi nomeada, pela quarta vez, chancelar alemã.

Angela Merkel obteve 364 votos a favor e 315 contra, contando ainda com nove abstenções. A chanceler conseguiu mais nove votos do que o necessário, no entanto, menos 35 do que aquilo que, teoricamente, seria suposto ter, uma vez que o SPD e a CDU, juntos, têm 399 lugares no parlamento. 

O impasse político na Alemanha durava desde setembro do ano passado. Apesar de ter saído vencedor das eleições, o partido de Merkel não conseguiu a maioria absoluta e encontrou a resistência do SPD, na altura liderado por Martin Schulz, que pretendia ficar na oposição.

Falhada a coligação com os Verdes e com o Partido Liberal - para a chamada coligação Jamaica -, a CDU voltou a tentar negociar com o SPD. Depois de várias votações internas, e da saída de Schulz, substituído por Andrea Nahles, os dois partidos chegaram a um acordo e decidiram voltar a formar a grande coligação que governou a Alemanha nos últimos quatro anos. 

Com este novo governo, o Alternativa para a Alemanha (AfD), de extrema-direita, torna-se na principal força de oposição. O partido anti-imigração ficou em terceiro lugar nas eleições de setembro, atrás do SPD e da CDU, num resultado histórico para o partido. O apoio dos sociais-democratas aos conservadores faz assim com que a oposição na Alemanha seja liderada por um partido que pretende impedir a entrada de refugiados no país e que não tinha representação parlamentar há cerca de 50 anos. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.