Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Detido cabecilha da guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional

O exército colombiano anunciou na terça-feira a captura de um cabecilha da guerrilha Exército de Libertação Nacional (ELN) que planeava um atentado terrorista com explosivos contra as forças de segurança do país.

Detido cabecilha da guerrilha colombiana Exército de Libertação Nacional
Notícias ao Minuto

06:01 - 14/03/18 por Lusa

Mundo Colômbia

"Nas últimas horas logrou-se a captura do quinto cabecilha da, José María Becerra, conhecido como 'Floró', que, com mais de 14 anos de crime nesta organização, tinha sob o seu comando 15 terroristas", informou o Exército Nacional em comunicado.

Segundo as autoridades, o guerrilheiro foi detido no departamento de Cauca e seria "o responsável por cobrar extorsões a comerciantes e pela gestão de finanças ilícitas de laboratórios de fabrico de substâncias alucinogénias".

O detido era, ainda, responsável, pelo controlo da produção de pasta de coca na zona.

Durante a operação que permitiu a detenção de "Floró" foram apreendidas armas e cinco quilogramas de explosivos, entre outros objetos.

Na segunda-feira, o ELN assegurou que o Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, decidiu retomar as conversações de paz, suspensas desde 10 de janeiro, na capital do Equador.

"Agora que o Governo de Santos decidiu regressar à mesa de diálogo, iniciar-se-á em Quito o quinto ciclo de conversações, que estava previsto começar a 09 de janeiro passado, o mesmo dia em que terminou o histórico cessar-fogo bilateral de 101 dias de duração", indicou o grupo insurgente em comunicado.

O ELN afirmou que responde "ao apelo do Presidente Santos para reiniciar as conversações com a convicção de que é melhor dialogar durante um cessar-fogo bilateral e que é necessário cumprir a agenda acordada com rigor e celeridade".

As negociações de paz com o ELN em Quito, iniciadas em fevereiro de 2017, foram suspensas devido a uma ofensiva do grupo de guerrilha que fez seis mortos e 40 feridos no norte da Colômbia e afetou as infraestruturas petrolíferas de várias regiões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório