Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

UE condena ataque que "tentou minar" reconciliação na Palestina

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, classificou o ataque de hoje na Faixa de Gaza como "uma tentativa de minar" os esforços de reconciliação entre este território e a Cisjordânia numa Autoridade Palestiniana.

UE condena ataque que "tentou minar" reconciliação na Palestina
Notícias ao Minuto

16:52 - 13/03/18 por Lusa

Mundo Mogherini

"Este incidente só pode ser visto como uma tentativa deliberada de minar os recentes esforços feitos no sentido de reunir Gaza e a Cisjordânia numa Autoridade Palestiniana legítima", salientou Mogherini, em comunicado.

A Alta Representante para a Política externa da União Europeia (UE) salientou ainda que é essencial "uma investigação exaustiva a este incidente (...) de modo a que os seus autores sejam levados perante a justiça e responsabilizados"

A UE, disse também, "saúda vivamente os corajosos esforços" do primeiro-ministro Hamdallah para conseguir a unidade palestiniana, "que é um elemento importante para se chegar à solução de dois estados e a uma paz duradoura".

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana, Rami Hamdallah, encurtou hoje uma rara visita à Faixa de Gaza, depois da explosão de um artefacto à passagem da caravana governamental, indicou fonte da delegação.

Fontes citadas pela agência noticiosa France-Presse (AFP) indicaram que a explosão provocou ferimentos ligeiros em sete pessoas.

A Fatah já considerou o incidente como uma "tentativa de assassínio" e responsabilizou "militantes" do Hamas em Gaza.

Nos últimos meses, as duas fações rivais têm envidado esforços de reconciliação, depois da divisão, em 2007, quando o Hamas tomou o controlo de Gaza às forças da Fatah, mas as tentativas têm sido sempre boicotadas por diferentes razões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório