Meteorologia

  • 22 JUNHO 2018
Tempo
22º
MIN 21º MÁX 22º

Edição

Governo moçambicano fixa distância que dá direito a ajudas de custos

O Conselho de Ministros moçambicano fixou hoje em 40 quilómetros de percurso e oito horas de permanência os requisitos mínimos para a atribuição de ajudas de custo em missão de serviço.

Governo moçambicano fixa distância que dá direito a ajudas de custos
Notícias ao Minuto

16:33 - 13/03/18 por Lusa

Mundo Conselho Ministros

Em declarações à imprensa no final da sessão semanal do Conselho de Ministros, a porta-voz do órgão, Ana Comoana, afirmou que as medidas integram um regulamento aprovado hoje para disciplinar o apoio.

"Trata-se de um instrumento que visa clarificar e uniformizar as normas e procedimentos para atribuição de ajudas de custos na administração pública, incluindo institutos e fundos públicos", detalhou.

O regulamento prevê a atribuição de um subsídio equivalente a 60% do salário para alojamento, 30% para alimentação e 10% para outras despesas, incluindo transporte, em caso de viagem em missão de serviço no território nacional, dentro da referida distância e duração.

Nas viagens ao estrangeiro, o novo regulamento define em 50% do salário o subsídio de alojamento, 40% o apoio para alimentação e 10% a verba para outras despesas.

"Os mecanismos de controlo e de prestação de contas incluem a apresentação de um relatório e confirmação da presença do funcionário no local do destino, que deve ser confirmada pelas entidades e instituições onde foi prestado o serviço", a par de "comprovativo de embarque, nas viagens ao estrangeiro", afirmou.

O regulamento define igualmente competências para a autorização das deslocações dentro e fora do país.

O Governo moçambicano tem enfrentado pressão dos parceiros externos para reduzir a despesa corrente, face ao desaceleramento da economia e aos elevados níveis de dívida pública já acumulada.

No final de 2017, o executivo já tinha anunciado medidas de contenção capazes de gerar uma poupança de 7,2 mil milhões de meticais (cerca de 101 milhões de euros) em 2018.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.