Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Há crianças africanas a perder a infância para que tenhamos telemóveis

Reportagem da BBC coloca a nu esta questão que afeta milhares de meninos e meninas a viver na República Democrática do Congo.

Há crianças africanas a perder a infância para que tenhamos telemóveis
Notícias ao Minuto

08:18 - 10/03/18 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Reportagem

Milhares de crianças africanas estão a perder a sua infância para que as grandes empresas mundiais possam fabricar, entre outras coisas, telemóveis.

Conta a BBC que estes meninos e meninas passam os dias a trabalhar em minas de cobalto, ao invés de estarem a brincar despreocupados e a aproveitar a tenra idade.

O cobalto, explica a televisão britânica, é usado para fabricar as baterias de íon-lítio dos telemóveis e computadores portáteis e metade deste metal a nível mundial é recolhido nas minas que existem na República Democrática do Congo.

Ziki Swaze é um menino que ficou sem pai e sem mãe e vive atualmente com a avó. Apesar da sua tenra idade, é Ziki quem sustenta a casa. “Tenho que trabalhar aqui porque a minha avó tem um problema na perna e não pode trabalhar”, disse o menino à BBC, lamentando o facto de não poder ir à escola.

São cerca de 40 mil as crianças que trabalham nas minas congolesas. Muitas começam a trabalhar nas minas logo aos quatro anos, separando o metal manualmente. Depois, aos 10, já são capazes de carregar pesadas sacas de cobalto para que o metal seja lavado no rio.

Apesar de algumas multinacionais já mostrarem preocupação em evitar usar o cobalto trabalhado por crianças, a verdade é que é muito difícil alcançar este objetivo, uma vez que a cadeia de fornecedores é extensa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório