Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

NRA processa Florida por proibir compra de armas a menores de 21 anos

Florida aprovou uma lei que aumenta a idade mínima para comprar armas de fogo para 21 anos.

NRA processa Florida por proibir compra de armas a menores de 21 anos
Notícias ao Minuto

23:53 - 09/03/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Estados Unidos

A Associação Nacional das Armas de Fogo da América (National Rifle Association, NRA), o maior lóbi de armas de fogo dos Estados Unidos, abriu um processo contra a Florida para bloquear as restrições recém-aprovadas por aquele estado norte-americano no que respeita às armas de fogo.

Recorde-se que Florida aprovou, esta quarta-feira, uma lei que, entre outras medidas, limita o acesso a armas de fogo, aumentando a idade mínima para comprar arma para 21 anos, ao contrário de 18. O projeto de lei passou na Câmara dos Representantes com 67 votos a favor e 50 contra.

A NRA alega que a lei viola a Segunda Emenda da constituição norte-americana, que reserva a cada cidadão o direito de ser portador de uma arma.

“Abrimos um processo contra o estado por violar os direitos constitucionais dos jovens dos 18 anos 21 anos de idade”, indicou um representante da associação, segundo cita o USA Today.

A poderosa NRA, sublinhe-se, é a associação civil mais antiga dos Estados Unidos a advogar pela direito ao porte de armas. Com mais de cinco milhões de membros, é um forte apoiante do partido republicano e dos seus deputados.

Recorde-se que Nikolas Cruz, um antigo aluno do liceu Marjory Stoneman Douglas de Parkland, a norte de Miami (Florida), disparou uma arma semi-automática, na quarta-feira passada, na escola, causando 17 mortos, a maioria adolescentes. Com 19 anos, o jovem tinha conseguido autorização para comprar a arma, apesar de estar sinalizado por comportamento violento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório