Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Salah Abdeslam responde pela primeira vez a um juiz para ilibar suspeito

Salah Abdeslam, único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris, respondeu hoje pela primeira vez a um juiz para ilibar um homem suspeito de o ter ajudado na fuga, disse fonte judicial.

Salah Abdeslam responde pela primeira vez a um juiz para ilibar suspeito
Notícias ao Minuto

15:34 - 09/03/18 por Lusa

Mundo Justiça

Numa acareação com Ali Oulkadi, amigo do irmão de Salah, Ibrahim, disse ao juiz que "nunca pediu" ajuda ao suspeito, segundo a fonte, citada pela agência France-Presse.

Detido na Bélgica em março de 2016 e transferido para França no mês seguinte, Salah Abdeslam recusou sempre falar sobre as acusações de que é alvo.

No dia seguinte aos ataques de 13 de novembro de 2015, Salah Abdeslam, levado de Paris para Bruxelas por dois amigos, Mohamed Amri e Hamza Attou, encontrou-se com Ali Oulkadi num café da capital belga.

Os investigadores consideram que Oulkadi tinha de estar ao corrente da preparação dos atentados. O seu ADN foi identificado num dos apartamentos onde foram preparados os coletes de explosivos usados nos ataques, no bairro de Schaerbeek, em Bruxelas.

Na acareação, realizada hoje de manhã, Abdeslam, 28 anos, afirmou que Oulkadi nunca entrou nesse apartamento e que nunca lhe pediu ajuda durante os meses que esteve fugido das autoridades.

Quando se encontraram a 14 de novembro, dia seguinte aos ataques, "ele não podia saber que eu era o 'inimigo público número um'", disse Abdeslam.

Ali Oulkadi foi acusado em julho de 2006 por associação criminosa com fins terrorista e está detido.

Os atentados de 13 de novembro de 2015 em Paris fizeram 130 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório