Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Fenómeno raro submergiu floresta tropical no Brasil

Chuvas intensas no mês passado submergiram o Recanto Ecológico do Rio da Prata. As imagens captadas por um dos colaboradores do parque mostram os trilhos debaixo de água e tornaram-se virais.

Notícias ao Minuto

09:32 - 09/03/18 por Fábio Nunes

Mundo Viral

A floresta tropical do Recanto Ecológico do Rio da Prata, no Mato Grosso do Sul ficou submersa na sequência das chuvas intensas que se fizeram sentir naquele estado brasileiro no mês passado. Os trilhos utilizados para passeios ficaram debaixo de água. Um dos colaboradores do parque, Waldemison Vera, decidiu filmar os trilhos submergidos depois das chuvas no dia 20 de fevereiro.

As águas cristalinas permitem ver com grande nitidez os locais onde são feitos os passeios. O motivo pelo qual as águas mantêm-se tão cristalinas é porque o rio Olho D’Água devido aos minerais do rio.

“Só se mantém cristalino devido à preservação das suas matas ciliares mostrando o quão importante é a implantação das Unidades de Conservação como a Reserva Particular do Património Natural - RPPN, no qual o atrativo está inserido”, explicam na página de Facebook do Recanto Ecológico do Rio da Prata. “Quando estas matas são mantidas, há menos erosão nas margens e consequentemente menor carreamento e deposição de sedimentos nas águas. Por isso, mesmo diante de enchentes e chuvas fortes, a água do rio Olho D'Água permaneceu tão transparente”.

No final do dia o nível das águas baixou e regressou ao normal.

O vídeo publicado no YouTube tornou-se viral e conta com 2,1 milhões de visualizações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório