Meteorologia

  • 25 JUNHO 2018
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

Japão afirma que as sanções à Coreia do Norte deram frutos

O primeiro-ministro japonês afirmou hoje que as sanções à Coreia do Norte foram preponderantes para a decisão de Pyongyang em dialogar com os Estados Unidos para suspender os seus programas nucleares.

Japão afirma que as sanções à Coreia do Norte deram frutos
Notícias ao Minuto

06:40 - 09/03/18 por Lusa

Mundo Programa Nuclear

"Agrada-me a mudança da Coreia do Norte em querer realizar uma reunião para discutir a desnuclearização, que é o resultado da alta pressão feita pelo Japão, Estados Unidos, na Coreia do Sul e pelos restantes membros da comunidade internacional", declarou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Estas afirmações foram feitas após uma conversa telefónica com o presidente dos EUA, Donald Trump, em que este informou o primeiro-ministro japonês sobre a possibilidade da Coreia do Norte de suspender o seu programa nuclear de forma a iniciar negociações com os Estados Unidos, previstas para maio.

O primeiro-ministro japonês anunciou que viajará para os Estados Unidos em abril para se encontrar com Trump de forma a analisarem os contactos.

Shinzo Abe enfatizou que concorda "totalmente" com a forma como Donald Trump tem vindo a lidar com o problema norte-coreano.

"O Japão e os Estados Unidos mantêm uma posição firme e de máxima pressão sobre a Coreia do Norte até que tomem medidas concretas de abandonar irreversivelmente o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis", concluiu o líder conservador japonês.

O governo nipónico tem expressado ceticismo sobre a aproximação entre as duas Coreias iniciadas nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, Coreia do Sul, na medida em que todas as tentativas anteriores em negociar com o regime de Kin Jong-un falharam.

O Presidente dos Estados Unidos afirmou hoje que "estão a ser feitos grandes progressos" em relação ao processo de desnuclearização da Coreia do Norte, confirmando ainda que está a ser planeada uma reunião entre os dois chefes de Estado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.