Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Japão afirma que as sanções à Coreia do Norte deram frutos

O primeiro-ministro japonês afirmou hoje que as sanções à Coreia do Norte foram preponderantes para a decisão de Pyongyang em dialogar com os Estados Unidos para suspender os seus programas nucleares.

Japão afirma que as sanções à Coreia do Norte deram frutos
Notícias ao Minuto

06:40 - 09/03/18 por Lusa

Mundo Programa nuclear

"Agrada-me a mudança da Coreia do Norte em querer realizar uma reunião para discutir a desnuclearização, que é o resultado da alta pressão feita pelo Japão, Estados Unidos, na Coreia do Sul e pelos restantes membros da comunidade internacional", declarou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

Estas afirmações foram feitas após uma conversa telefónica com o presidente dos EUA, Donald Trump, em que este informou o primeiro-ministro japonês sobre a possibilidade da Coreia do Norte de suspender o seu programa nuclear de forma a iniciar negociações com os Estados Unidos, previstas para maio.

O primeiro-ministro japonês anunciou que viajará para os Estados Unidos em abril para se encontrar com Trump de forma a analisarem os contactos.

Shinzo Abe enfatizou que concorda "totalmente" com a forma como Donald Trump tem vindo a lidar com o problema norte-coreano.

"O Japão e os Estados Unidos mantêm uma posição firme e de máxima pressão sobre a Coreia do Norte até que tomem medidas concretas de abandonar irreversivelmente o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis", concluiu o líder conservador japonês.

O governo nipónico tem expressado ceticismo sobre a aproximação entre as duas Coreias iniciadas nos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeongChang, Coreia do Sul, na medida em que todas as tentativas anteriores em negociar com o regime de Kin Jong-un falharam.

O Presidente dos Estados Unidos afirmou hoje que "estão a ser feitos grandes progressos" em relação ao processo de desnuclearização da Coreia do Norte, confirmando ainda que está a ser planeada uma reunião entre os dois chefes de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório