Meteorologia

  • 21 JUNHO 2018
Tempo
27º
MIN 26º MÁX 27º

Edição

Guterres remete para assembleia responsabilidade de observação eleitoral

O secretário-geral das Nações Unidas remeteu hoje para a Assembleia-Geral ou para o Conselho de Segurança daquele organismo a decisão sobre o envio de uma missão de observação às próximas eleições presidenciais na Venezuela.

Guterres remete para assembleia responsabilidade de observação eleitoral
Notícias ao Minuto

06:53 - 09/03/18 por Lusa

Mundo Venezuela

"O secretário-geral não pode enviar pessoal das Nações Unidas para observar umas eleições, sem um mandato específico da Assembleia-Geral ou do Conselho de Segurança", afirmou o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stéphane Dujarric.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou os Estados Unidos de estarem a pressionar o secretário-geral da ONU para não enviar uma missão de observadores às eleições, mas o porta-voz de António Guterres explicou que quem pode decidir nesta matéria são outros órgãos.

"As pressões deveriam ser feitas aos que têm autoridade para enviar a missão", afirmou.

Segundo a imprensa venezuelana, quer a Assembleia-Geral da ONU quer o Conselho de Segurança não equacionam, de momento, enviar uma missão de observação eleitoral à Venezuela.

Na terça-feira, Maduro disse que "o Governo dos Estados Unidos está a fazer pressão junto do secretário-geral das Nações Unidas para que não envie uma delegação de observação eleitoral".

Nicolás Maduro apelou ainda a António Guterres, "em nome da Venezuela", que seja selecionada em breve uma delegação da ONU que "se junte aos processos de auditoria" do sistema eleitoral.

A tensão política na Venezuela tem-se somado à crise económica nas últimas semanas com a campanha eleitoral para as eleições agendadas para 20 de maio.

Maduro concorre à reeleição num processo cuja transparência tem sido questionada por várias organizações internacionais e que levou muitos opositores a recusarem participar no ato eleitoral.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.