Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Afinal, terão sido encontrados os ossos de Amelia Earhart?

Um cientista defende que os ossos da aviadora desaparecida são os que foram encontrados em 1940 numa ilha remota do Pacífico.

Afinal, terão sido encontrados os ossos de Amelia Earhart?
Notícias ao Minuto

08:42 - 08/03/18 por Fábio Nunes

Mundo Mistério

O desaparecimento de Amelia Earhart é um dos grandes mistérios da história. A famosa aviadora desapareceu em 1937, com o seu navegador Fred Noonan, quando tentava dar a volta ao mundo de avião. A dupla estaria a voar entre a Papua Nova-Guiné e a ilha Howland quando desapareceram sem deixar rasto.

Três anos depois, foram encontrados 13 ossos em Nikumaroro um atol de corais a quase dois mil quilómetros das ilhas Marshall. O médico David Hoodless estudou os ossos e determinou em 1941 que não podiam pertencer a Amelia Earhart, já que a estrutura e a largura de alguns dos ossos não podiam pertencer a uma mulher.

Mas agora há um cientista que alega ter quase a certeza absoluta de que se tratavam mesmo dos ossos de Amelia Earhart. Num estudo publicado no jornal Forensic Anthropology, Richard Jantz, um professor emérito de Antropologia da Universidade do Tennessee, considera que se Hoodless tivesse tido acesso a técnicas científicas modernas o resultado teria sido diferente.

Jantz destaca que os métodos utilizados de Hoodless eram “inadequados para a sua tarefa; esse é particularmente o caso do método para determinar o sexo”. Um dos critérios utilizados por Hoodless que Jantz questiona é o da análise do ângulo subpúbico da pélvis. Jantz afirma que ainda é “sujeito a considerável variação, muita da qual era pouco compreendida em 1941”.

O professor da Universidade do Tennessee diz que “Earhart tem mais semelhanças com os ossos de Nikumaroro do que 99% dos indivíduos numa amostra de referência grande. Isto corrobora solidamente a conclusão de que os ossos de Nikumaroro pertenciam a Amelia Earhart”.

No entanto, será difícil confirmar esta teoria. Há muito que não se sabe o que aconteceu aos ossos de Nikumaroro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório