Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Judia recebe carta da irmã 74 anos depois. Missiva passou por Portugal

Fanny Gewürz escreveu a carta em 1944, quando fugia da perseguição nazi.

Judia recebe carta da irmã 74 anos depois. Missiva passou por Portugal
Notícias ao Minuto

18:49 - 07/03/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Holocausto

A autarquia de Lérida, na Catalunha, fez entregar esta manhã a Rachel Furstenberg, em Israel, uma carta escrita pela sua irmã, Fanny Gewürz, em 1944, depois de atravessar os Pirenéus, quando fugia da perseguição nazi.

Rachel Furstenberg, cujo sobrenome de solteira era Gewürz, residia na altura em Tel Aviv, onde se havia refugiado anos antes, e nunca chegou a receber a carta. De acordo com o El Mundo, a carta foi encontrada em Sort no ano passado mas passou por Espanha, Portugal e Egito antes de ser devolvida aquela localidade de Lérida.

A missiva foi encontrada entre os pertences dos filhos dos donos da albergaria onde Fanny Gewürz se havia hospedado com a ajuda do projeto ‘Perseguidos y Salvados’, cujo principal objetivo é recuperar a memória da passagem de milhares de judeus pelos Pirenéus de Lérida durante a Segunda Guerra Mundial.

Rachel Furstenberg, agora com 93 anos de idade, recebeu a carta na companhia do filho de Fanny, que já faleceu, e do resto da família, num ato que o periódico espanhol descreve como “carregado de emoção e simbolismo”.

Notícias ao MinutoRachel Furstenberg, de 93 anos de idade, com a carta da falecida irmã© DIPUTACIÓN DE LLEIDA

O presidente da autarquia de Lérida, Joan Reñé, afirmou que a entrega do histórico documento representa um “ato de justiça”, que ao mesmo tempo serve de um importante testemunho das fugas pelos Pirenéus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório