Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

'Casa de Papel' pôs todos a cantarolar 'Bella Ciao'. Mas sabe o porquê?

Conheça o porquê da escolha da música como um dos temas da banda sonora da série que está nas bocas do mundo.

'Casa de Papel' pôs todos a cantarolar 'Bella Ciao'. Mas sabe o porquê?
Notícias ao Minuto

12:14 - 07/03/18 por Andrea Pinto

Mundo Séries

Pode até não saber o que é a ‘Casa de Papel’, mas é muito pouco provável que ainda não tenha ouvido falar da série espanhola que está atualmente no centro de quase todas as conversas dos fãs da mesma… e, diga-se, são muitos.

Se ouvir falar do Professor, da Tóquio ou Berlim se tornou no seu dia-a-dia, é provável que agora os seus dias ganhem também uma nova banda sonora. Isto porque já não é de estranhar se se deparar com alguém a cantarolar o famoso tema ‘Bella Ciao’. E há um motivo para isso.

O tema italiano faz parte da banda sonora da série da Antena 3 e é comum ouvi-lo em algumas das cenas mais marcantes da série. A primeira vez acontece quando os ladrões descobrem que há terra na Casa Nacional da Moeda, descoberta que é sinónimo da sua liberdade.

O tema em causa foi um símbolo da resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial. Embora não seja certa a sua origem, a tese oficial é de que a música tenha sido inspirada num cântico entoado por camponeses, em geral provenientes da Emilia Romagna, no início do século XX.

O tema celebrizou-se no cinema italiano com ‘Roma Cidade Aberta’, filme que abordava a luta dos italianos contra o fascismo. E não foi escolhida ao acaso para a série de que agora todos falam. 

Para quem já assistiu à série, sabe-se que a vida do Professor gira em torno da Resistência, uma vez que “o seu avô havia lutado contra os fascistas na Itália e lhe ensinou a canção". E o professor decide ensiná-la aos restantes personagens principais.

A música torna-se assim num símbolo de alguns dos momentos mais importantes da série, sendo o mais marcante aquele que junta na mesma cena  as personagens do Professor (Álvaro Morte) e Berlim (Pedro Alonso). 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório