Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Duas Coreias acordam realizar cimeira na fronteira no final de abril

As duas Coreias acordaram realizar uma cimeira na sua fronteira no final de abril, anunciou hoje um emissário sul-coreano após se ter encontrado com o líder norte-coreano Kim Jong-un em Pyongyang.

Duas Coreias acordam realizar cimeira na fronteira no final de abril
Notícias ao Minuto

11:45 - 06/03/18 por Lusa

Mundo Panmunjom

A cimeira realizar-se-á na localidade de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada (DMZ) que separa a Coreia do Norte da Coreia do Sul, declarou o emissário Chung Eui-yong, que é conselheiro para a segurança do presidente Moon Jae-in.

As Coreias também acordaram abrir uma linha de comunicação de emergência entre os seus dirigentes e a cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, precisou.

Segundo Chung Eui-yong, a Coreia do Norte prometeu suspender os seus ensaios nucleares e de mísseis enquanto durar o diálogo inter-coreano.

O conselheiro de Moon Jae-in disse ainda que a Coreia do Norte expressou a vontade de se desnuclearizar desde que a segurança do país seja garantida.

Esta será a terceira cimeira entre os dirigentes dos dois países desde o final da guerra da Coreia (1950-1953), tendo as anteriores ocorrido em 2000 e 2007.

Chung e os diplomatas sul-coreanos que o acompanharam a Pyongyang são os mais altos responsáveis do Sul a deslocarem-se à Coreia do Norte nos últimos 10 anos.

A visita ocorre após uma notável aproximação ocasionada pelos Jogos Olímpicos de Pyeongchang.

O encontro dos emissários com Kim Jong-un durou mais de quatro horas e a equipa do Sul deve partir na quarta-feira para Washington, para dar informações sobre a visita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório