Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Cabo Verde escolhido pela ONU para projecto de estatísticas

Cabo Verde é um dos cinco países-piloto escolhidos para a implementação de um projeto de harmonização das estatísticas da Governança, Paz e Segurança (GPS) no continente africano.

Cabo Verde escolhido pela ONU para projecto de estatísticas
Notícias ao Minuto

22:39 - 07/08/13 por Lusa

Mundo Continente

O projeto é promovido pela União Africana (UA) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no qual vão participar, para além de Cabo Verde, a Costa do Marfim, o Malawi, os Camarões e o Quénia.

O presidente do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) de Cabo Verde, António Duarte, explicou que a escolha do arquipélago foi justificada com o facto de o INE ter já alguma articulação com as instituições do país ligadas à justiça e segurança, nomeadamente os Ministérios da Justiça e da Administração Interna.

"As informações sobre a governança, paz e segurança são fundamentais nos dias de hoje, visando evitar constrangimentos às autoridades dos diferentes países na análise da situação e na tomada das melhores decisões", explicou.

Com vista à implementação do projeto, o INE promoveu hoje, na cidade da Praia, um ateliê de validação nacional dos instrumentos de recolha dos módulos "Governança, Paz e Segurança".

Segundo o presidente do INE, António Duarte, o objetivo é medir um conjunto de indicadores ligados à segurança, a governança e a paz designadamente a perceção da segurança e a questão do género, entre outros indicadores.

O ateliê contou com a presença do presidente do Parlamento Cabo-verdiano, Basílio Ramos que defendeu que as informações sobre a governança, a paz e segurança são "cada vez mais determinantes" para tomadas de decisões políticas.

"Com estatísticas credíveis e harmonizadas no que diz respeito à governança, à paz e segurança, decerto que a África sairá a ganhar, pois as suas decisões terão à sua disposição dados credíveis e capazes de promover o crescimento do continente", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório