Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

ISIS divulga imagens de "emboscada" a quatro soldados americanos no Niger

Os quatro militares norte-americanos morreram em missão no Niger, em outubro passado.

ISIS divulga imagens de "emboscada" a quatro soldados americanos no Niger
Notícias ao Minuto

16:57 - 05/03/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Propaganda

Jihadistas ligados ao autoproclamado Estado Islâmico divulgaram este fim de semana novo vídeo de propaganda que mostra os momentos finais de quatro soldados norte-americanos mortos em "emboscada" no Niger.

O vídeo em causa contém imagens captadas em outubro passado, altura em que quatro militares norte-americanos foram mortos no Niger. Como realça a BBC, não se sabe o que levou os apoiantes do grupo terrorista a divulgar nesta altura as imagens.

O vídeo dá a entender que as mortes terão resultado de uma emboscada planeada por elementos do Daesh. As imagens, que optamos por não partilhar, foram captadas com uma câmara ligada ao capacete de um dos militares.

Há cerca de 800 militares norte-americanos no país africano, com o intuito de darem formação e apoio às forças armadas locais, que enfrentam insurgentes com ligações ao terrorismo.

A missão em que os quatro militares morreram era suposto não ser de risco elevado, como recorda a CBS.

Os corpos de três dos militares abatidos (nestas que foram as primeiras mortes norte-americanas em combate no Niger) foram encontrados no próprio dia do ataque, a 4 de outubro. O corpo do sargento Johnson só foi encontrado dois dias mais tardes.

A morte do sargento Johnson tornou-se a dada altura tema de debate político nos Estados Unidos. Uma congressista democrata, que conhecia a família, contou ter testemunhado a conversa de Donald Trump com a viúva do militar e ter ficado com a sensação de que Trump não sabia sequer o nome do militar. Trump negou as acusações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório