Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Primeiro-ministro israelita contra eleições antecipadas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, implicado em várias acusações de envolvimento em atos de corrupção, manifestou-se hoje contra a realização de eleições antecipadas, numa altura em que a coligação governamental está a braços com uma crise.

Primeiro-ministro israelita contra eleições antecipadas
Notícias ao Minuto

10:48 - 04/03/18 por Lusa

Mundo Benjamin Netanyahu

Interrogado sobre a possibilidade de se antecipar as eleições de novembro para junho, avançada pela imprensa de Israel, Netanyahu respondeu não haver nenhuma razão para tal, "desde que haja boa vontade".

"Eu estou de boa vontade e espero que os outros parceiros [da coligação] também estejam", declarou Netanyahu, momentos antes de partir para uma visita de trabalho aos Estados Unidos.

"Se assim for, o Governo poderá terminar normalmente os seus dias" no final de novembro, acrescentou o chefe do executivo israelita.

Netanyahu está implicado em várias "questões judiciais" e a polícia recomendou, em fevereiro, após uma investigação, que seja acusado de corrupção, fraude e abuso de confiança em vários processos separados.

A mulher do primeiro-ministro israelita, Sara, também está a braços com as mesmas acusações, tendo sido interrogada pela polícia durante cinco horas na passada sexta-feira.

Paralelamente às investigações, Netanyahu também está confrontado com uma aparente crise governamental, na sequência da decisão de mobilizar jovens ultraortodoxos para o Exército.

Os partidos ultraortodoxos, cujo apoio é indispensável à coligação, ameaçam votar contra o projeto de Orçamento do Estado de 2019, a analisar ainda este mês, se o Parlamento não aprovar uma lei que permite isentar do serviço militar os jovens ultraortodoxos, para que possam continuar a estudar nos "Yéchivot", os seminários talmúdicos.

Uma anterior lei aprovada pelo Parlamento e que isentou os jovens foi anulada pelo Supremo Tribunal israelita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório