Meteorologia

  • 23 AGOSTO 2019
Tempo
22º
MIN 18º MÁX 24º

Edição

Primeiro-ministro israelita contra eleições antecipadas

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, implicado em várias acusações de envolvimento em atos de corrupção, manifestou-se hoje contra a realização de eleições antecipadas, numa altura em que a coligação governamental está a braços com uma crise.

Primeiro-ministro israelita contra eleições antecipadas

Interrogado sobre a possibilidade de se antecipar as eleições de novembro para junho, avançada pela imprensa de Israel, Netanyahu respondeu não haver nenhuma razão para tal, "desde que haja boa vontade".

"Eu estou de boa vontade e espero que os outros parceiros [da coligação] também estejam", declarou Netanyahu, momentos antes de partir para uma visita de trabalho aos Estados Unidos.

"Se assim for, o Governo poderá terminar normalmente os seus dias" no final de novembro, acrescentou o chefe do executivo israelita.

Netanyahu está implicado em várias "questões judiciais" e a polícia recomendou, em fevereiro, após uma investigação, que seja acusado de corrupção, fraude e abuso de confiança em vários processos separados.

A mulher do primeiro-ministro israelita, Sara, também está a braços com as mesmas acusações, tendo sido interrogada pela polícia durante cinco horas na passada sexta-feira.

Paralelamente às investigações, Netanyahu também está confrontado com uma aparente crise governamental, na sequência da decisão de mobilizar jovens ultraortodoxos para o Exército.

Os partidos ultraortodoxos, cujo apoio é indispensável à coligação, ameaçam votar contra o projeto de Orçamento do Estado de 2019, a analisar ainda este mês, se o Parlamento não aprovar uma lei que permite isentar do serviço militar os jovens ultraortodoxos, para que possam continuar a estudar nos "Yéchivot", os seminários talmúdicos.

Uma anterior lei aprovada pelo Parlamento e que isentou os jovens foi anulada pelo Supremo Tribunal israelita.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório