Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Assassinato de jornalista levou a marcha de protesto em Bratislava

Milhares de pessoas saíram à rua pedindo justiça.

Assassinato de jornalista levou a marcha de protesto em Bratislava
Notícias ao Minuto

21:59 - 02/03/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Eslováquia

Jan Kuciak, de 27 anos, e a noiva, Martina Kusnirova, foram encontrados mortos em casa no último fim de semana. Junto aos corpos de ambos foram encontradas munições.

O jornalista de investigação eslovaco estava a trabalhar num artigo sobre ligações da máfia italiana a empresários e políticos na Eslováquia. Foi assassinado antes de poder terminar o artigo.

O caso causou indignação no país e esta sexta-feira, em Bratislava, milhares saíram às ruas numa marcha que teve tanto de homenagem ao jornalista como de protesto pelo caso.

A objetiva da Reuters mostra os pedidos por Justiça impressos em cartazes exibidos durante a marcha.

Na quinta-feira, o ministro do Interior eslovaco indicou que o FBI, a Scotland Yard  e outras agências estrangeiras estão a colaborar com as autoridades eslovacas na investigação.

O site da internet Aktuality.sk, da empresa alemã Axel Springer e onde Kuciak se especializou em jornalismo de investigação, referiu na quarta-feira que o jornalista seguia as atividades da máfia calabresa ('Ndrangheta’) que supostamente opera no leste da Eslováquia, e as possíveis ligações com pessoas próximas do primeiro-ministro eslovaco Robert Fico, líder do partido social-democrata Smer-sd, no poder.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório