Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Negociador da UE saúda "clareza" do discurso de Theresa May

O negociador da União Europeia (UE) para o Brexit, Michel Barnier, saudou "a clareza" do discurso que a primeira-ministra britânica, Theresa May, pronunciou hoje em Londres sobre a futura relação entre Londres e Bruxelas.

Negociador da UE saúda "clareza" do discurso de Theresa May
Notícias ao Minuto

17:07 - 02/03/18 por Lusa

Mundo Brexit

"Saúdo o discurso de Theresa May. A clareza sobre a saída do Reino Unido do mercado único e a união alfandegária e o reconhecimento das concessões contribuirão para as orientações do Conselho Europeu para o futuro acordo comercial", escreveu Barnier na sua conta no Twitter.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, deverá publicar na próxima semana as linhas orientadoras, em relação às quais deve haver acordo entre os 27.

Essas linhas, uma vez aprovadas, constituirão o mandato de negociação de Michel Barnier com Londres sobre a relação futura.

Theresa May disse hoje que o Reino Unido sai do mercado único, o que vai implicar inevitavelmente que Londres e Bruxelas tenham menos acesso aos mercados recíprocos, mas que vai tentar obter "o acordo mais abrangente possível", que permita "abarcar mais setores e com mais cooperação que qualquer outro acordo de comércio livre existente no mundo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório