Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Nadador, de 99 anos, bate recorde do mundo na Austrália

George Corones bateu o recorde que datava de 2014 por 35 segundos.

Nadador, de 99 anos, bate recorde do mundo na Austrália
Notícias ao Minuto

08:30 - 02/03/18 por Sara Gouveia

Mundo Natação

Um nadador com quase 100 anos bateu o recorde mundial em 50 metros livres no grupo etário dos 100 aos 104. George Corones, de 99 anos, fez um tempo de 56,12 segundos num evento oficial em Queensland, na Austrália.

A marca anterior tinha sido alcançada em 2014 e foi agora batida por George por 35 segundos. A decisão vai agora ser validada por um regulador.

O nadador é elegível para bater o recorde porque faz 100 anos em abril e, segundo contou à BBC, está "muito feliz" e completamente "nas nuvens" com o resultado.

"Foi uma prova exemplar para mim, bem equilibrada... e estava pronto para bater com a minha mão na parede com muita força no fim", disse.

Além de estar feliz com a prova, George estava também muito admirado com a quantidade de gente que tinha ido assistir. A iniciativa tinha sido criada com o único propósito de bater o recorde, sendo que ele era o único participante.

George tinha sido um bom nadador na sua juventude, mas explicou que só começou a nadar a sério aos 80 anos. "Desisti de tudo no início da guerra [Segunda Guerra Mundial] e não acho que tenha nadado de todo até me reformar".

Em média, treina três vezes por semana e ainda têm sessões de ginásio para se preparar para as competições.

O recorde de tempo dos 50 metros livres tinha sido conquistado pelo nadador John Harrison, com um minuto, 31 segundos e 19 centésimos (1:31.19). Agora, sábado à noite [amanhã], George pretende desafiar o recorde de tempo dos 100 metros livres, também batido por John, pois acredita conseguir ultrapassar  a marca atual de três minutos, 23 segundos e dez centésimos (3:23.10).

"Não sou um homem jovem, de todo, mas estou mesmo ansioso e confiante de que me posso sair muito bem", confessou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório